Para remediar essa situação e responder às críticas dos jogadores, a empresa liberou no dia 28 de agosto através da Xbox LIVE norte-americana uma nova versão demo de PES 2013 (que chega à PSN no dia 29 do mesmo mês). A equipe do BJ teve a oportunidade de testar o jogo e, após várias partidas, não é difícil afirmar que FIFA 13 vai ter um concorrente de peso este ano.
Novo modo de treinamento
A primeira novidade que fica evidente na nova demonstração é a inclusão do modo de treinamento, que pode ser acessado imediatamente após o game ser iniciado. Dividida em uma grande variedade de categorias, a opção serve para apresentar todo o sistema de comandos do título.

Ao selecionar qualquer um dos itens disponíveis, o game inicia pequenos tutoriais divididos em fases que crescem em complexidade conforme objetivos são cumpridos. Antes de exigir que o jogador faça um movimento, o game exibe as instruções que devem ser realizadas na forma de textos, para em seguida exibi-las através de vídeos de curta duração.
A maneira como cada um dos atletas se movimenta em campo também merece ser mencionada pela variedade. Esqueça jogadores que se movimentam com base em somente um padrão: aqui, cada homem em campo tem características próprias que o tornam inconfundível quando comparado a outros atletas.
Assim como aconteceu anteriormente, as equipes se dividem entre o modo de jogo principal e aquele dedicado inteiramente à Copa Libertadores da América. Algo que fica evidente é o fato de que a Konami decidiu disponibilizar times cujas características gerais são bastante semelhantes entre si, o que resulta em partidas muito equilibradas.
A mais nova versão do game mantém o ritmo rápido de partidas, porém adiciona elementos que ajudam a torná-las mais complexas e envolventes. Realizar dribles, mudanças de posicionamento ou lançamentos se tornou um trabalho que exige uma melhor observação do posicionamento dos atletas em campo, algo de que a série estava precisando para se tornar mais fiel ao esporte que lhe serve de inspiração.
O novo sistema desenvolvido pela Konami não só torna mais fácil dominar as diversas nuances do controle de PES 2013 como faz isso de uma maneira mais divertida do que o tradicional. Como os desafios apresentados geralmente correspondem a situações vistas em partidas reais, dificilmente o jogador vai ficar se perguntando o motivo pelo qual determinado movimento foi incorporado ao game.
Fidelidade
Embora nem todos os times disponíveis em Pro Evolution Soccer 2013 sejam licenciados, aqueles que tiveram seus direitos adquiridos foram muito bem reproduzidos pela desenvolvedora, especialmente no que diz respeito à sua apresentação visual. Durante o momento em que as equipes entram em campo, é difícil não notar a quantidade de detalhes nos rostos dos jogadores, que podem até mesmo ser confundidos com suas contrapartes reais.

Exemplo disso é Daniel Alves, do Barcelona, que corre de uma maneira ligeiramente mais curvada do que seus colegas de equipe. Já Neymar, do Santos, mostra habilidade única na maneira de fazer dribles e enganar os adversários com truques de bola elaborados. Esses pequenos toques fazem com que PES 2013 seja um jogo com bastante personalidade, no qual fica evidente o respeito que a Konami tem ao esporte real.
Mais equipes
Embora a segunda demonstração de Pro Evolution Soccer 2013 não apresente uma quantidade grande de times, as opções disponíveis se destacam por não serem as mesmas da demo anterior. Entre os nomes disponíveis estão Santos, Barcelona, Corinthians, Real Madrid, Bayern de Munique e Boca Juniors, entre outras opções.

Em geral, os times disponíveis se mostram condizentes com suas escalações reais, e não é possível apontar nenhum erro gritante (como a presença de Ronaldinho Gaúcho no Flamengo). Infelizmente, será preciso esperar até a versão final do jogo para conferir todos os detalhes das equipes que fazem parte da primeira divisão do Campeonato Brasileiro, cuja presença já foi confirmada pela Konami.
Pronto para o campeonato
A segunda demonstração de Pro Evolution Soccer 2013 é prova de que a Konami está evoluindo constantemente a série, sem que isso signifique imitar os passos dados pelo concorrente FIFA 13. Apesar das diversas mudanças que o game sofreu nos últimos anos, algo que se manteve estável foi a diversão que o jogo proporciona.

Depois de alguns tropeços, a Konami parece pronta para oferecer uma experiência capaz de roubar todo o tempo livre dos jogadores. Ao optar por se diferenciar da série da Eletronic Arts, Pro Evolution Soccer 2013 tem tudo para conquistar a preferência de quem considera que video games acima de tudo precisam ser experiências prazerosas e divertidas.
Por: Eduardo S. Matos
Fonte: Baixaki Jogos
Nenhum comentário:
Postar um comentário