domingo, 4 de novembro de 2012

Brasília recebe evento para desenvolvedores de games


Quem quer entrar no mercado de desenvolvimento de jogo, já estuda ou trabalha na área ou simplesmente gosta de videogames deve participar da 11ª edição do Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, o SBGames, que ocorre em Brasília entre os dias 2 e 4 de novembro.
"Temos uma área de exposição de 3 mil metros quadrados com games criados por desenvolvedores e estudantes do Brasil aberta ao público e palestras internacionais para os inscritos", comenta a professora Carla Castanho, organizadora do simpósio promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e pela Associação Brasileira de Desenvolvedores de Jogos Digitais (Abragames).
Mais de 200 games desenvolvidos por empresas brasileiros poderão ser testados pelos visitantes da área de exposições do evento, que ocorre no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Em estandes individuais, na área de exposições, mais 30 desenvolvedores brasileiros irão exibir os seus lançamentos para o visitante que desejar testá-los. São esperados 20 mil visitantes para a feira aberta ao público durante os três dias do evento. A entrada para a exposição é gratuita.
A área de exposições ainda tem mostras de arte dos games, usando até o Kinect para criar obras. O Exército Brasileiro participará levando simuladores para os visitantes.
"Queremos mostrar aos pais que trabalhar com o desenvolvimento de games não significa que o jovem fica jogando videogame o dia inteiro. Eles irão saber mais da profissão que o filho deseja ter", diz a professora.
Área de exposições tem entrada gratuita e permite jogar games criados no Brasil (Foto: Divulgação)Área de exposições tem entrada gratuita e permite jogar games criados no Brasil (Foto: Divulgação)
Já o simpósio acadêmico contará com palestras para quem desenvolve ou deseja entrar no mercado de criação de games e, segundo a organiza com o brasileiro Jeferson Valadares, da Bioware (de "Mass Effect"), David McAllister, da Nvidia, Shams Jorjani, da Paradox, Flavio Escribano, da ARSgames e Chris Crawford, um dos pioneiros dos games.
Um dos destaques, segundo a organizadora, é a participação do governo no evento. "Há quatro estandes com o Ministério da Cultura, Ministério da Comunicação, Ministério da Ciência e Tecnologia e do Ministério do Desenvolvimento. "A realização da feira, com entrada franca, tem como objetivo principal mostrar à sociedade como esta área pode representar uma opção profissional aos jovens. Em outras palavras, mostrar que o desenvolvimento de games é assunto sério e lucrativo, ao contrário do que os mais conservadores pensam. Afinal, a indústria de games tem crescido mais do que as indústrias fonográfica e cinematográfica".
De acordo com a organização, serão mais de 90 horas de palestras, 140 travalhos acadêmicos e mesas redondas de áreas como Computação, Arte & Design, Cultura, Indústria, Games for Change, IGDAs (Intl. Game Developers Association) e Tutoriais.
Além das palestras e da área de visitação, o SBGames 2012 tem a premiação do Festival de Jogos Independentes, que vai selecionar o melhor jogo feito no Brasil entre mais de 170 títulos.
Serviço
O que é: Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, o SBGames;
Onde: no Centro de Convenções Ulysses Guimarães em Brasília, DF.
Quando: entre os dias 2 e 4 de novembro, das 13h às 21h; no domingo, das 9h às 17h;
Quanto: para participar dos três dias de palestras, os ingressos custam entre R$ 85 e R$ 210. 
Fonte G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário